28 DE JANEIRO DE 1808 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

28 janeiro 2016

28 DE JANEIRO DE 1808

28 DE JANEIRO DE 1808 ­ Por carta régia desta data, foram franqueados os portos do Brasil a todas as nações amigas e aliadas da côroa de Potugual.
Esta impotante medida, que constituiu o primeiro passo dado para a nossa Independencia, foi alcançada do príncipe regente, pouco depois d. João VI por instancias de Josá da Silva Lisboa, depois Visconde Coirú.
Foi ella de grande utilidade para todas as províncias, e de exclusivas vantagens para a do Pará, pela mairo exportação dos immensos, ricos e privativos productos, alguns dos quaes nem eram bem conhecidos nos diversos mercados da Europa, nem mesmo constituíam um ramo particular do commercio. A livre communicação com os extrangeiros não produziu sómente o augmento do commercio e da agricultura; influindo ella nos costumes dos povos, concorreu tambem para a sua mais prompta civilização, espalhando abundancia por todas as classes dos habitantes da provincia, pelo melhor conhecimento e apreço das suas riquezas, e fazendo nascer nestes o gôsto do seu bem estar, pelo gôsto de muitas commodidades de que estavam privados.

Desde então o sertão assim chamado, ou as villas do interior do paiz, offereceram um quadro bem diverso do que antes eram; o viver de seus habitantes, seus costumos e usos e a sua sociedade particular mostraram evidentemente a melhoria de suas circunstancias, e a que ponto de prosperidade chegaram algumas dellas, pelo estabellecimento de novas casas de commercio, e pela effectividade das transacções mercantins com a capital, para onde começaram a enviar os seus generos, recebendo em troca outros que para alli haviam sido importados de diversas partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário