24 DE FEVEREIRO DE 1758 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

24 fevereiro 2016

24 DE FEVEREIRO DE 1758

24 DE FEVEREIRO DE 1758­ Foi elevada a logar do Outeiro a antiga aldêia de Urubucuara, fundada pelo padre jesuíta José Barreiros, sob a invocação de S. Franciso Xavier, e passada pouco depois á administração dos religiosos da Piedade.
Ficava esta aldêia dez léguas distante do Parú, subindo o Amazonas, da parte do Norte, sete léguas acima da foz e á margem direita do rio Urubucuara.
Foi depois mudada para a margem do Amazonas, tres kilometros abaixo da foz daquelle mesmo rio. E’ hoje a Villa da Prainha. (Officio de informção, ao bispo, do padre José de Moraes, Hist. da Comp. de Jesus.)
­1797­ Por decreto desta data foi nomeado ouvidor do Pará, com beca e posse na Relação do Porto, Francisco Tavares de Alemeida (Gazeta de Lisbôa).

­ Por decreto da mesma data foi nomeado juiz de fora do Pará Joaquim Clemente da silva Pombo (Gazeta de Lisbôa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário