1 DE MARÇO DE 1748 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

01 março 2016

1 DE MARÇO DE 1748

         
                                                                                                    
1 DE MARÇO DE 1748 ­ Falleceu em Lisbôa, na edade de 73  annos, João Alberto Castelo Branco, que fôra governadôr e capitão do Estado do Maranhão e Grão Pará, nomeado por decreto de 9 de Maio de 1737. Foi sepultado na egreja de Sancto Estevam de Alfama, « e mettido em hum rico caixão dentro do carneiro sotoposto ao altar da Capella mor.»
Era filho de João de Abreu Castello Brancoe da mulher dêste, d. Isabel de Aragão de Moraes Sarmento, «pessoas de destincta  qualidade , que vivendo virtuosamente casados se separaram por consentimento reciproco em virtude de huma revelação, e de alguns particulares prodígios (?); abandenando ambos o século, elle entrou religioso Capuxo, com o nome fr. Joam da Conceiçam , no covento de Mattoxinhos, onde viveu, exercitou virtudes tam exemplares que mereceu se lhe escrevesse a sua vida; e sua mulher se recolheu no Convento das Capuchas e Sancta Clara de Vinhaes, com o nome de Soror Isabel de Santo Antonio, com huma filha de tres annos, que professou no mesmo Convento, com o nome de Soror Maria de S. Carlos, e ambas nelle pelo seu procedimento foramAbadessas, e falleceram com sinaes evidentes de predestinadas; e por morte da filha concorreram muitas pessoas a aproveitar- se por modo de reliquias das couzas do seu uso ». (Gazeta de Lisbôa, de 16 de Abril de 17487.)
João de Abreu Castello Branco foi do conselho de Sua Magestade, cavalleiro professo na ordem de Christo e comendadôr de Sanctiago. Sendo estudante na Universidade de Coimbra, deixou os estudos para assentar praça e servir na guerra da Liga, na qual chegou ao posto de capitão de cavallaria.
Foi depois governad/õr da Parahiba, onde serviu 7 annos e 7 mêzes (1722-1729), passando em seguida a governar a ilha da Madeira, por 3 annos e 2 mêzes. Dêsde governo passou elle para o Maranhão e Pará, nomeado pelo decretro referido, de 9 de Maio de 1737, cargo do qual tomou posse a 18 de Septembro do mesmo anno; velho e doente, pediu que se lhe desse successôr no governo, afim de se recolher ao reino, sendo então substituido por Franciso Pedro de Mendonça Gorjão, que já havia sido seu suceeccessôr nos governos da Parahiba e da Madeira, e a quem entregou o governo do Pará a 14 de Agosto de 1747, na cidade de Belêm. (V. 9 de Maio de 1758.)
­ 1798­ Por termo desta data foi entregue a egreja dos extinctos Jesuitas á Irmandade da Misericordia, passando a irmandade de Sacto Christo para a egreja das Mercês, em virtude do aviso de 8 de Novembro de 1797( Docs. Officiaes, originais, do Arch. Publ. Nasc.)
Baena, no « Compendio das Eras», diz erradamente , que as entregas foram feitas em 1794.

Nenhum comentário:

Postar um comentário