25 DE ABRIL DE 1730­ - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

25 abril 2016

25 DE ABRIL DE 1730­

25 DE ABRIL DE 1730­ Por decreto desta data foi nomeado governador da praça de Mazagão Bernado Pereira de Berredo, que havia sido governador e capitão general do Estado do Maranhão (1718-1722). A 14 de Janeiro de 1734 partiu elle de Lisboa para a referida praça, e a 21 de mesmo mez e anno tomou posse do governo. (V. 13 de Março de 1748).
­1738­ Odem régia acerca de uma representação do médico do Pará, dr. Antonio Caldeira Sardo Villa Lobos;
«D. João etc. Faço saber a vós Officiaes da Camara da Cidade de Belêm do Grão Pará, que por parte do Doutor Antonio Caldeira Sardo Villa Lobo, Cavalleriro professo na ordem de Christo, Medico em a cidade de Belem do Grão Pará, para onde foi por ordem minha, pelo determindado tempo de seis annos, se me reprezentou ter ido com dita incubencia com o partido de cem mil réis em cada hum delles, pago por essa mesma Camara, como constava na Provisão, que offerecia, em cujo exercicio se achava ha mais de cinco annos existência na mesma Cidade, sem que lhe tenha satisfeito cousa alguma, antes se lhe duvidava fazer pagamento por essa mesma Camara, pela falta de meios para o referido, asseverando que um conto de oitocentos mil réis, que era o dinheiro que se achava no Senado, estava determinado para a Obra da factura da Casa da mesma Camara, como se mostrava pelo despacho que juntava, e porque o supplicante tinha padecido seus disturbios na falta do pagamento, não só experimentados na sua pessoa, mas em socorro e remessas, que havia de fazer  á sua mulher e filhos, para a sua concervação, jutamente para a satisfação de setenta e tantos mil réis de novos direitos, que nesta Corte pagarão pelo supplicante; em attenção do que requeria a mim para que fosse servido mandar se lhe satisfizessem quinhentos mil réis que se vencerão no anno proximo passado com a prontidaõ  que merece o seu serviço , e dependa a sua família, que era a sua mulher e quatro filhos menores, com que se achá, pedindo-me lhe fizesse mercê, em considerção do que allegava, de deferir-lhe como requeria; e visto o dito requerimento, em que foi ouvido o Procuirador da minha coròa: Me pareceu ordenar-vos pagueis com effeito ao Supplicante os ordenados que tiver vencido, e for vencendo. El-Rey Nosso Senhor o mandou, etc, 25 de Abril de 1738.» (1). (Cod. MXX-29-47, mod. da Bibl. Nac. do Rio de Janeiro).
­1739­ Pela resolução régia desta data, em consulta da Mesa de Consciencia e Ordens, foi determinado «que o Senado da Camara do Pará fosse  nas procissões adinte do clero, como expressamente o determinava o Geremonial Romano, e estava mandando assim observar pelo bispo defuncto;o que se ordenava fosse executado inviolavelmente sem embargo da ordem que foi de 23 de Março de 1737 sobre este particular, a qual por esta Rezolução ficava degorada.»
Esta resolução foi tomada em consequencia das controvérsias que tiveram os officiaes da Camara com o cabido da Sé da mesma cidade do Pará, a respeito do logar que deviam ter nas procissões reaes. (C. r. de 25 de Abril de 1739).
­1803­ Por decreto desta data foi nomeado ouvidor do Pará Joaquim clemente da Silva Pombo (Gazeta de Lisbôa).
­1804­ Por decreto desta data foi nomeado juiz de fora do Pará José Joaquim de Abreu Vieira (Gazeta de Lisbôa).
­ Por decreto da mesma data, foi nomeado 2° tenente do regimento de artilharia do Pará José Teixeira de Almeida, sargendo de caçadores do regimento de infantaria de Almeida (Gazeta de Lisbôa).
­1820­ Por decreto desta data foi nomeado major do Real Corpo de Engenheiros, para vir servir na provincia do Pará, o capitão do mesmo corpo Hugo de Fournier (Gazeta de do Rio de Janeiro).



(1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário