15 DE MAIO DE - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

15 maio 2016

15 DE MAIO DE

15 DE MAIO DE 1685­ Chegou a S. Luíz, na nau «Conceição », Gomes Freire de Andrada, novo governador e capitão general nomeado para o Estado.
Em companhia deste governador veio de Lisbôa Francisco da Motta Falcão, que lá obtivera no anno anterior permissão para levantar, á custa própria, quatro fortalezas no rio Amazônas.
Francisco da Motta Falcão, antes de vir para o Pará pela primeira vez, esteve em Roma com o Marquez de minas; sendo, 1681, enviado a Lisbôa, como procurador da Camara do Pará, afim de representar contra os Jesuítas, nas questões de resgate e repartição dos indios pelos moradôres. (Bibl. Real de Lisbôa ­ Cat. de mss. De Polygraphia, P. 4-28,T. 385: « Colleção de papeis relativos ao Estado do ]maranhão e Cmpanhia de Jesús » ­ Cópia do arch. Do Inst. Hist. e Geogr. Bras. )
­ 1697 - ­ Falleceu em gurupá, de volta de uma expedição que fizera com o governador ao rio Parú, Hilario de Sousa de Azevêdo, 13° capitão- mór do Pará, casado com d. Marianna de Sequeira.
Havendo morrido antes delle os dous filhos que tinha, deixou em testamento uma ermida e alguns outros bens aos religiosos da Piedade.
E mesmo provável que esse testamento, de que se tracta as carta régia de 10 de Dezembro de 1697, tivesse sido feito em Gurupá, onde se achava os referidos religiosos.
Nas terras que foram de Hílario de Souza Azevêdo, e no logar em que estivera a antiga ermida que lhes deixára elle, começaram os frades da Piedade ( Carmelitas descalços) a levantar, em 1749, o convento de S. José, que nunca chegou a ser concluído, acontecendo o mesmo á egreja que lhe ficava contigua. (V. 10 de Dezembro de 1697.)

­ 1753 -  ­Em officio desta data ao seu ermão governador (Instruções secretissimas sobre os negócios do governo interior do Estado), dizia Marquêz de Pombal, referiando- se á nomeação do bispo d. fr. Miguel de Bulhões para governo da capitania do Pará, enquanto durou a ausencia de Francisco Xavier de Mendonça Furtado nas demarcações de limites no Rio Negro, ­ que a metropole o designára para isso « pelas provas que sua Magestade tinha das suas virtudes e talenetos, e do zelo do serviço real». 

Nenhum comentário:

Postar um comentário