14 DE JUNHO 1624 ­ - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

14 junho 2016

14 DE JUNHO 1624 ­

14 DE JUNHO 1624 ­ O capitão-mór Bento Marciel Parente, por carta desta data, concedeu a Balthasar de Fontes e a sua mulher d. Maria de Mendonça uma légua de terras, que começavam á margem esquerda da foz do rio Bujarú, affluente esquerdo do Guajará (vulgo Guamá), descendo pela margem esquerda deste abaixo.
Esta concessão foi confirmada pelo governador Francisco Coelho de Carvalho em 14 de Maio de 1627.
Balthasar da Fonseca e sua mulher doaram essa légua de terras ao convento do Carmo, para o patrimonio deste, em 20 de Maio de 1627, por escriptura pública. Fr. Francisco da purificação, commissario pronvincial e fundador do dicto convento, tomou posse da doação, demarcando-a, em 2 de Junho do mesmo anno.
Então fundaram ahi os frades uma engenhoca de moer canna, levantando uma capella com a imagem de Sancta Terêsa de Jesús; e por ficar esta capella em um alto aprasivel, donde se avistava grande parte do rio Guajará, para um e outro lado do sitio, deram a esse logar o nome de Sancta Terêsa do Monte Alegre.
Em 1703, por não existerem já os títulos de posse, foi esta novamente requerida pelo prior fr. Paulino de Sancta Terêsa, allegando posse immemoravel, o que foi com effeito concedido pelo governador do Estado, Manuel Rolim de Moura, em 20 de Fevereiro do memso anno, sendo demarcadas novamente as terras, desde a bôcca do Bujarú, que ficou servindo de marco, a 13 de Septembro, dia em que se effectuou a nova posse.

Essa fazenda, que se possuia um cacaual e plantações de mandioca, arroz e feijão, era conhecida por Engenhóca, talvez por causa da que nella havia para moer canna, de que se fazia mel e aguardente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário