27 DE JUNHO 1643 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

27 junho 2016

27 DE JUNHO 1643

27 de junho 1643 (o padre José Moraes dá 29 de Junho) ­ Chegaram ao Pará os padres da Companhia de Jesus que haviam partido de Lisbôa a 29 de Abril desse anno, e que eram ao todo 15, segundo o padre Antonio Franco(1), que os designa pelos nomes: Luíz Figueira, Manuel Moniz, Barnabé Dias, Simão Florim, Pedro Figueira, João Leite, Manoel Lima,Francisco Pires do Rego, Nicoláu Ferreira Teixeira de Carvalho, Antonio Carvalho, Domingos de Brito, Manuel Rocha, Manuel Vicente, Pedro Pereira e Gaspar Fernandes.
Era superior delles o padre Luiz Figueira, primeiro Jesuita que passou ao Pará, vindo em 1636 do Maranhão,para onde voltou em 1637, anno em que partiu para Lisboa, donde tornou no referido anno de 1643 com os 14 companheiros.
O navio e que vinham estes Jesuitas naufragou á entrada o Pará, perecendo quase todos afogados ou mortos pelos indios de uma ilha (Joannes), onde haviam aportado nos destroços do navio.
Desse naufragio salvaram-se apenas tres padres: Francisco Pires do Rego, Antonio Carvalho e Nicoláo Ferreira Teixeira de Carvalho, fallecendo este ultimo poucos dias depois e seguindo, dos outros dous, um para Portugal e outro para o Maranhão.
Salvou-se, alêm destes, do desastre, o capitão Pedro de Albuquerque, nomeado governadôr do Pará, e que o padre Antonio Franco, na sua obra, diz ser Pedro Teixeira; José de Moraes (Historia da companhia de Jesus na extincta província do Maranhão e Pará) e Baena (Comp. das Eras) , porêm opinam por aquelle, sendo que este ultimo dá até a data da posse desse governador, que diz ter sido a 13 de Julho do mesmo anno.
Esta foi a primeira tentativa de estabelecimento de finitivo dos Jesuitas no Pará, o que só se conseguiu em 1653, anno em que os padres Souto Mayor e Gaspar Fragoso, enviados ao Pará por Antonio Vieira, iniciara ahi a constucção da minha casa da companhia, em terrenos da Ordem dos Mercenarios, que nisso os auxiliaram valiosamente.




(1) Synopsis Annalium Societatis jesu in Lusitana na anno 1540 usque ad annum 1725: authore R. P. Antonio Franco (Imp. 1726)

Nenhum comentário:

Postar um comentário