19 DE OUTUBRO DE 1789 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

19 outubro 2016

19 DE OUTUBRO DE 1789

19 DE OUTUBRO DE 1789­«Chegou a Lisboa D. Fr. Caetano Brandão, na charrua «Agua Real e Coração de Jesus», que foi ao Parábuscal-o, por se achar nomeado arcebispo de Braga.
Foi levado para terra nos escalares reaes, e depois conzuzido á presença de S.M. e A. A., em quem encontrou o acolhimento de que o faziam digno as suas virtudes, e letras, havendo por fim tido huma larga conferencia com a soberana». (Gazeta de Lisbôa.)
D. fr. Caetano Brandão partiu do Pará para Lisbôa a 9 de Agosto dêsse anno, em companhia do governadôr João Pereira Caldas. (V. 28 de Abril de 1789.)
­1789­Com esta data, baixou ao Conselho Real Fazenda «um decreto, pela qual S. M., tendo em consideração animar e promover a indrotução de scravatura na Capinia do Grão Pará, o qual sendo mui vasto era ainda mui falto de povoação, houve por bem determinar que de todos os escravos que se exportassem para esta Capitania, não só se não pagassem direitos alguns de sahida em Angola, e de entrada do Pará, mas tambem que das fazendas que se exportassem do Pará com o valor ou o Producto com o valor ou o producto da venda dos escravos, trazendo a competente guia da Junta da Fazenda da mesma Capitania, que se vereificasse isto mesmo, se não pagasse direito algum de entrada ou sahida em Lisboa, ficando este valor izento de todo o direito. Esta determinação régia se fez publica na Praça de Lisboa por Editaes da Real Junta do Commercio, Agricultura, Fabricas e Navegação do Reino e seus domínios, emdata de 23 desse mez» (Gazeta de Lisbôa)
­1825­Falleceu em Rio de Janeiro em casa de sei genrro(1), o dr. Francisco de Sousa Moreira, deputado eleito pela província do Pará á Assembéia Geral Legislativa do Imperio.



(1)  ­ O dr. José Ricardo da Costa Aguiar de Andrada que fôra juiz de fóra do Pará, onde se casára, e ouvidor da comarca de Marajó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário