25 DE OUTRUBRO DE 1783 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

25 outubro 2016

25 DE OUTRUBRO DE 1783

25 DE OUTRUBRO DE 1783­ Tomou posse do govêrno do Pará o givernadôr e capitão general Martinho de Souza e Alburquerque (José Ricardo da Costa Aguiar, Annaes da Província do Pará).
Com este governadôr veio para o Pará Manuel Thomaz da Serra, seu ajudante de ordens, com a patente de capitão de infantaria de 1a linha, que continuou no mesmo posto com d. Francisco de Sousa Coutinho, sucessôr de Matinho de Sousa e Alburquerque no govêrno da Capitania do Pará.
­1837­ Por decreto desta data, foi concedida ao barão de Jaguarari o privileigio exclusivo da navegação por barcos de vapor entre a capital do Pará e a ilha do Marajó, em todos os seus portos, pelo prazo de dez annos.
Este privilegio foi requerido ao Governo pelo referido tutular, por haver caducado o que , para a mesma navegação, havia sido concedido a Joaquim José de Siqueira, que não conseguiu levar a effeito o seu objecto.

A morte do barão de Jaguari, em 16 de Septembro de 1837, não lhe permitiu tambem a effectividade dos seus projectos, que consistiam em fazer a referida navegação por meio de dous barcos a vapor. (V. 16 de Septembro de 1837).

Nenhum comentário:

Postar um comentário