30 DE OUTUBRO - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

30 outubro 2016

30 DE OUTUBRO

30 DE OUTUBRO DE 1737­ Assentou praça nesta data João Vasco Manuel de Braun, que foi posteriormente governadôr da praça de Macapá e tenente-coronel de infanría do Pará. (V. 9 de  Janeiro de 1738).
OUTUBRO DE 1737­ Neste mêz, segundo Baena, foi iniciada a construcção do edificio dos Poços do Concelho ou Senado da Camara de Belêm do Pará, na rua da Cadeira ou dos Mercadores, sendo as obras interrompidas por diversas vezes até a sua conclusão.
Na comlução de manuscrptos autographos do dr. Alexandre Rodrigues Ferreira (existe na secção de mss. da Bibl. Nac. do Rio de Janeiro) encintra-se a noticia as inscripção que havia em uma lápide na fachada da casa do Senado da Camara. E’ a seguinte a inscripção, copiada pelo próprio dr. Alexandre Rodrigues Ferreira, em sua passagem pelo Pará (1783-1793):
«Estes Paços do Conço foraõ feitos governando a Ilmo. e Exmo. Sñr. Gnal. Francisco Pedro de Mça. Gorjão, que para esta obra poz grande cuidado, e a sua Pessoal assistência. Sendo Superitendente della o Dr. Ouvidor Gl. Luiz Jozé Duarte Freyre, concorrendo o Povo com os seis Donativos, Anno de 1751». (1) A antiga casa do Senado da Camara foi vendida ao negociante portuguez Antonio Rodrigues Quelhas.
Baena (Comp. das Eras, pags.231) diz que «edificio da Cadêa» (que ficava no pavimento térreo dos Poços do Concelho) foi Determinado em Junho de 1761, o que está em desacordo com a data iniciada na Inscrição.
O quintal da casa do Senado da Camara era fecnado ao fundo por um muro de tijolo de alvenaria, com portão que dava saída para a praia até onde chegava, e que foi depois rua da Praia, da Bôa Vista, da Imperatriz, e é hoje 15 de Novembro.
OUTUBRO DE 1766­ Foi neste mêz terminada a construção da nau de guerra «N. S. de Belêm e S.Jozé», que se começou a fabricar em Junho de 1761, e saiu prompta para Lisbôa em 1776.
Segundo consta da interessante relação intitulada Despeza feira com a Constucção da Náu de Guerra Nossa Senhora de Belêm, e S.Jozé, que por ordem de sua Magestade se fabricou no Arsenal da Cidade do Pará, como consta dos Livros Diario, e Auxiliares em q e se achão lançadas», ­ importou ella em 69:897$327 rs. (2). Essa nau, primeiro navio de guerra fabriado no Pará, foi construída no estaleiro para esse fim estabelecido na cêrca do antigo «Hospicio Boaventura» que fôra dos religiosos da Conceição, no mesmo loca onde mais tarde se installou definitivamente o Arsenal da Marinha, de que elle foi o inicio.



(1)  ­ A lápide com esta inscripção foi retirada por mãos bárbaras, e não sei que fim lhe deram. Devia estar conservada em algum museu, si houvesse nesta terra um pouco mais de amor á historia e ás cousas do seu passado.

(2)  ­ Acha-se esse valioso documento, proveniente da «Ral Biblioteca», no cod. DXIX-9-26 da Bibl. Nac. do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário