5 DE OUTUBRO DE 1653­ - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

05 outubro 2016

5 DE OUTUBRO DE 1653­

5 DE OUTUBRO DE 1653­ Chegou a primeira vez ao Pará, vindo do Maranhão, o padre Antonia Vieira, que pouco antea havia mandado para os padres Soutos Mayor e Gaspar Fragoso, com elle vieram os padres Franciso Veloso  e Antonio Ribeiro, e o ermão Simão Luiz, coadjutor, carpinteiro.
Antonio Vieira Saïu de Lisbôa para o Maranhão numa sexta-feira, 22 de Novembro de 1652, ás 9 horas da manhan, na caravella «N. S das Candeas», trazendo em sua companhia os padres Manuel de Lima, Matheus Delgado e Manuel de Sousa; chegou em seu destino e, 17 de Janeiro de 1653, ás 5 horas da tarde.
Em 16 de Junho de 1654, embarcou elle para Lisbôa, onde chegou em Novembro do mesmo anno, donde partiu em 16 de Abril de 1555 para o Maranhão. Chegando em Maio desse ano (V. cod. CXV-2-13 da Bibl. P. de Elvorada. (Copia do Inst. Hist. e Geo. Bras.).

­1797­ Por decreto foi promovido a coronel do Real Corpo de Engenheiros, com o govêrno da praça de Estremós, João Vasco Manuel de Braun (Gazeta de Lisbôa), que chegára ao Pará em 1778, com o posro de sargento mór de engenheiros da praça Setubal, e em 1793 havia sido nomeado tenente coronel de infantaria daquella capitanía.

Nenhum comentário:

Postar um comentário