12 DE NOVEMBRO DE 1756 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

12 novembro 2016

12 DE NOVEMBRO DE 1756

12 DE NOVEMBRO DE 1756 Em carta desta data enviou o juiz de fora do Pará João Ignacio de Britto e Abreu ao Govêrno da metrópole uma certidão, da qual constatava que nesse anno, a Camara da Cidade de Belêm do Pará tinha de rendimento septe centos e oitenta mil réis, sendo a despesa ordinária de duzentos e quinze mil réis annuaes.
1787 Por bulla pontifícia foi extincto o covento dos frades das Mercês da Cidade de Belêm.
1789 Nesta data foi arrematado em hsta pública, com 36 escravos de amos os sexos, o engenho real de Mocajuba, á margem esquerda do rio Guajará (Guamá), sendo arrematante Feliciano José Gonçalves, que por elle pagou a quantia de 9:380$340 rs.
Este enfgenho pertencia ao capitão João Pedro de Oliveira Barros Furtado de Mendonça (1), que falleceu em 1783, ficando a dever á extincta Companhia Geral do Commercio do Gram Pará e Maranhão 9:626$757 rs., motivo pelo qual foi elle penhorado, para execução da divida, e posto em hás pública.
Comprou-o pouco tempo depois ao arrematante o brigadeiro João Antonio Rodrigues Martins, a quem pertencíam tambem os engenhos Murutucú e Utinga.
Depois do fallecimento desde brigadeiro, passou o engenho, que era «de açucar e agoardente», a pertencer a Joaquim Antonio da Silva, transmitindo-se desde ultimo a seu ermão Januario Antonio da Silva.



(1)  Filho de João Valente Furtado de Mendonça, senhor de engenho eral do Acará, e d amulher deste, d. Teresa de Barros Silva Pestana Franco. Era casado com d. Antonia Naboria daTrindade Pestana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário