1º DE DEZEMBRO DE 1830 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

01 dezembro 2016

1º DE DEZEMBRO DE 1830

1º DE DEZEMBRO DE 1830 Da Fala do presidente da província do Pará, barão de Itapicurú-mirim, lida ao Conselho geral da provincia na sua segunda instalação annual, nesta data realizada(1), deprehende-se que, nesse anno de 1830, foram apresentados á suprema auctoridade governamental dessa província várias «representações para se poderem matar até duas mil Eguas em huma só Fazenda (de Marajó), afim de aproveitarem o módico interesse de 500 rs. Por pelle (nociva expeculação a que não tenho assentido por attendivies causas que serão patentes, faz notar o presidente) e quanto he bem notório que os Potros se tem chegado a vender por 2$000 rs.»
Nesse mesmo documento tracta a presidente da província sãs ricas minas de ouro que temos nas imediações de Tury-assú, e Caité, e as que tenho noticia de haverem em Melgaçom e nas margens do rio Tocatins, que devem bem se exploradas», diz elle.



(1)  Essa Fala acha-se em cópia authentica na Bibl. Nac. do Rio de Janeiro (secção de mss., documentos sôbre o Pará, lata n.3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário