25 DE JANEIRO DE - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

25 janeiro 2016

25 DE JANEIRO DE

25 DE JANEIRO DE 1685 ­ Por decreto desta data foi nomeado governadôr e capitão general do Estado do Maranhão Gomes Freire de Andrada. A 25 de Março do mesmo anno, partiu elle de Lisbôa para S. Luís, na nau «Conceição», chegando a 15 de Maio. Passou depois ao Pará, onde chegou em 18 de Julho de 1686, permanecendo nesta capitania até 23 de Julho de 1687, anno em que embarcou para Lisbôa, depois de ter entregue o governo a seu sucessor, Arthur de Sá e Menêzes, em 14 do mesmo mez de Julho de 1887.
Gomes Freire de Andrada era natural de Lisbôa, onde nasceu a 19 de Dezembro de 1636; falleceu a 3 de Janeiro de 1702, nessa mesma cidade, com 66 annos de edade, sendo sepultado na capella mór egreja do Lumiar. Sua mulher, d. Luísa Clara Menêses e Castro, falleceu com 83 annos de edade, em Villa Viçosa, a 20 de Septembro de 1745.
­1731­ «A Gazete de Lisbôa Occidental»,n. 4, desda data, traz a seguinte noticia:
«Nos últimos navios chegarão do Maranhão veio algum caffé, que se descobrio no Certaõ daquelle Estado, ainda de melhor qualidade, que o do Levante; e se assegura que no sitio em que este se colheo havia carga para vinte navios.»
25 DE JANEIRO DE 1752 ­ Em carata régia desta data, comunicou o governadôr e capitão general Francisco Xavier de Mendonça Furtado ao governo da metropole ter determinado «passar á povoação de Macapá a das providencias precisas para o augmento da terra, e para a fefensa de qualquer invasão que pudesse inteirar os Francezes, sem embargo de se dificultosa, por não termos naquelle sitio mais que um pequeno reducto fabricado de terra: e sem defensa alguma».

Por ordem régia de 14 d Março de 1753, se lhe determinou informasse com seu parecer si seria conveninete «fazer-se Villa naquela povoaçaõ de Macapá, e qual era a Fortaleza que necessitava para a sua conservação, declarando os meios de se fazer com mais suavidade esta obra».

Nenhum comentário:

Postar um comentário