19 DE FEVEREIRO DE 1691­ - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

19 fevereiro 2016

19 DE FEVEREIRO DE 1691­

19 DE FEVEREIRO DE 1691­ Em carta régia desta data a Antonio de Alburquerque  Coelho de Carvalho, e “por se ter queixado Manuel Guedes Aranha, capitão-mór de Gurupá, que os missionarios da Companhia de Jesus lhe embaçaravam e prohibiam que as muitas aldeias de indios, que com grande despeza de sua fazenda tinha elle reduzido e cantractado descer para junto da fortaleza de Gurupá, esperando com brevidade que mais fosse possível viessem para este Estado religiosos missionarios da Provincia da Piedade”, ordenou o rei “que fizesse de Gurupá, para que ao tempo de irem os ditos padres achassem commodo sufficiente para se recolherem, e para se empregarem no officio das missões” (V. Baena, Comp. das Eras., pags. 174).
Os padres da Piedade, cuja cada capitular era no Porto, chagaram ao Pará em Novembro de 1693. (V. 15 de Maio e 10 de Dezembro de 1697.)
­1714­ Pela resolução régia desta data e ordem de 23 do mesmo mêz Pará, porque como desta maneira se evitrão muitas discórdias entre os mesmos Religiosos, e ainda nos seculares, que ordinariamente se involvem nas suas differenças, e tambem por não ser conveniente que huma Provincia tenha cazaes na Provincia de outra.”
Attendendo porêm o rei á representação que lhe fizeram os padres da Conceição, foi esta resolução revogada por outra de 12 de Fevereiro de 1715, e ordem régia de 1° de Março desse anno, sendo retituidos os padres da Conceição ás suas aldeias.
Em 1706, foi feita pela juncta das Missões do Pará a repartição destas “Provincias” de Sancto Antonio e Conceição, onfirmada em 1708.

(Miss. de Evora. Cópia de arch. do Inst. Hist. e Geogr. Bras., tomo 7.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário