23 DE ABRIL - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

23 abril 2016

23 DE ABRIL

23 DE ABRIL DE 1847 Foi mandada demolir, por leitura, por lei provincial desta data, de n. 135, a casa em que havia funecionado a repartição do Haver do Peso (Ver-o-peso), e que tinha sido destinada posteriormente para Ribeira do peixe fresco. (V. 28 de Septembro de 1839).
­ 1858 ­ Falleceu nesta data Marcos Antonio Rodrigues Martins (o Paiquicé), filho de João Marcellino Rodrigues Martins e da mulher dêste, d. Josefa Florencia de Oliveira Pantoja, filha de José Amandio de oliveira Pantoja e de d. Francisca de Siqueira e Queiroz.
João Marcellino Rodrigues Martins era filho único varão (1) de João Antonio Rodrigues Martins, negociante e proprietário de engenhos (2) , que foi coronel do 1° regimento de milicias da cidade do Pará, brigadeiro graduado, e intendente interino de Marinha (1820).
João Antonio Rodrigues Martins era, por sua vez: filho do mestre de campo João Manoel Rodrigues , natural de Lisbôa. Negociante e thesoureiro geral do commercio dos índios, casado com d. Maria Josefa Rodrigues Martins; neto materno do mestre de campo Antonio Rodrigues Martins, natural de Lisbôa, cavalleiro professo na Ordem de Christo, thesoureiro geral do commercio dos índios, casado com d. Terêsa Ursula de Jesús; e bisneto materno do sargento-mór Estacio Rodrigues e da mulher dêste, d. Francisca Xavier de Mello, ambos naturaes do Pará. Casou-se com d. Annsa Terêsa Landi (3), filha de Antonio José Landi, do qual teve duas filhas , alêm de João Marcellino Rodrigues Martins; a primeira dellas casou-se com Francisco de Paula Liborio de Sousa Mariz Sarmento; e a segunda com o dr. Francisco de Sousa Moreira, do qual teve tres filhas: d. Jesuína, que se casou com o dr. José Ricardo da Costa Aguiar e que falleceu em Paris, em 1859, em consequencia da operação de um canero; d. Leocadia Margarida Moreira, que se casou com o coronel Francisco José de S. Pedro (4); e em outra, que foi casada com o coronel Aguiar, da Bahia, de que é filho um dr. Aguiar, que ainda é lente da Escola Naval, no rio de Janeiro (1906).
O dr. José Ricardo da Costa Aguiar de Andrade e sua senhora, d. Jesuina, tiveram uma unica filha, tambem Jesuina; que se casou com o dr. Francisco Xavier da costa Aguiar de Andrada, seu primo, e falleceu em Lisbôa, deixando muitos filhos. O dr. Francisco Xavier da Costa Aguiar de Andrada barão de Andrada e diplomata muito conhecido, que falleceu em Washington como representante do Brasil na questão das Missões, era filho de Francisco Xavier da Costa Aguiar de Andrada, ermão do dr. José Ricardo e de d. Maria Esalinda de Andrada, filha do padre Patrício Manuel de Andrada, ermão de José Bonifacio. (V. 15 de Julho de 1831 e 19 de Dezembro de 1846).



(1) Alêm dêste, e de duas filhas, a que abaixo me refiro, teve João Antonio Rodrigues Martins um filho bastardo ­ João Manuel Rodrigues Martins.
(2) Eram de João Antonio Rodrigues Martins os seguintes engenhos: o de Mocajuba, que foi depois de Joaquim Antonio da Silva, passado posteriôrmente ao ermão dêste,  Januario Antonio da Silva; o de Utinga; e o de Murutucú , que passou depois a pertencer ao tenente-coronel Francisco Marques d’Elvas Portugual, filho de Manuel Marques, por ter casado com d. Angela Joanna Pereira, filha de João Antonio Rodrigues Martins.
(3) João Antonio Rodrigues Martins foi asado duas vezes, ­ em segunda nupcias com d. Angela Joânna Pereira, de quem já era marido em 1812.
(4) E’ neta deste coronel a senhora do dr. Rodrigues Barbosa, da Secretaría do Interior e do «Jornal do Commecio»

Nenhum comentário:

Postar um comentário