28 DE ABRIL DE 1619 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

28 abril 2016

28 DE ABRIL DE 1619

28 DE ABRIL DE 1619­ Tomou posse do govêrno da capitania do Pará, como seu capitão-mór, Jeronymo Fragoso de Alburquerque, que nella falleceu.
­1789­ Por decreto desta data foi nomeado arcebispo de Braga d. fr. Caetano da Annunciação Brandão (1), que era bispo do Pará.
O avíso de sua nomeação foi-lhe trazido pela charrua «Aguia Real e Coração de Jesus» (a mesma em que elle viera, em 1783), que aportou ao Pará em 25 de Junho do mesmo anno, expressamente enviada para transporta-lo a Lisbôa. (1)
A 9 de Agosto partiu d. fr. Caetano Brandão para Lisbôa, onde chegou em 19 de Outubro desse anno, tendo com elle seguido João Pereira Caldas, que havia sido substituido na Camissão de demarcação de limites do Rio Negro por Manuel da Gama Lobo d’Almada. Desembarcaram no dia seguinte, conferenciando o bispo logamente com a soberana.
D. fr. Caetano Brandão seguiu de Lisbôa em 16 de Agosto de 1790 e chegou a Braga a 17 de Septembro desse anno, tomando posse no mesmo dia do seu arcebispado, onde falleceu em 15 de Dezembro de 1805, sendo sepultado na Sé.
­1846­ Falleceu na freguezia da Sé d. Isabel Clara de Sousa Castilho Feyo e Mello, viuva de João Pereira Marinho Falcão e Mello, sendo seu corpo sepultado no dia seguinte na egreja do Carmo. (Livro 7° dos óbitos da freguezia da Sé, 1841-1854; Camara Ecclesiastica de Belêm).



(1)  Dá-lhe este nome a Gazeta de Lisbôa, suplemento n. 32. De 9 de Agosto de 1782, notociando a sua nomeação para bispo do Pará.
(1)  ­ Já nomeado; não «chamado á Côrte de Lisbôa e depois nomeado arcebispo de Braga», como escrevem Teixeira de Mello («Ephemerides nacionaes») e o Padre Gaspar de Siqueira e Queirós (“Tabella hostorica e chronologica»).

Nenhum comentário:

Postar um comentário