29 DE ABRIL DE 1757­ - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

29 abril 2016

29 DE ABRIL DE 1757­

29 DE ABRIL DE 1757­ Por carta régia desta data foi reunida aos bens da coroa a Ilha Grande de Joânnes ou Marajó. Desta ilha havia o o rei d. Affonso VI feito mercê de juro e herdade, fora da lei mental, a Antonio de Sousa de Macedo com o titulo de barão da Ilha Grande de Joánes, em remuneração dos seus serviços como embaixador da Holanda e depois na Inglaterra. (2)
Antonio de Sousa de Macedo era sexto neto por varonia do famoso Martim Gonçalves de Macedo, que, na batalha de Aljubarrota, salvou a vida a d. João I; em memória deste feito é que elle usava como timbre de seu brazão d’armas um braço armado de uma maça.
Com idenização da donataría daquella ilha, foi dada pelo rei d. José I a Luíz de Sousa de Maceda, bisneto de Antonio de Sousa e terceiro barão da Ilha Grande de Joânnes, o senhorio da villa Mesquitella, na provincia da Beira, com toda a jurisdição civil, e tres vezes fora da lei mental.
Alêm disto, mudou-lhe o titulo de barão na Ilha Grande de Joânnes para o visconde de Mesquitella. (Da Gazeta de Lisbôa, n. 19 de 9 de Maio de 1754).



(2)  ­ Esta mercêfoi effectuada por carta régia de 23 de Dezembro de 1665. (V. 6 de Fevereiro de 1696 de 12 de Março de 1726).

Nenhum comentário:

Postar um comentário