29 DE MAIO DE - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

29 abril 2016

29 DE MAIO DE

29 DE MAIO DE 1728 ­ Chegou á cidade de S.Luíz do Maranhão o governador e capitão general do Estado de Alexandre de Sousa Freire, com 42 dias de viagem de Lisbôa, tomando posse do governo a 1° de Junho, segundo communicação por elle feita ao Governo da metropole.(1)
Em Septembro (não em Outubro, como diz Cesar Marques, V.N) do mesmo anno, partiu elle por terra em direcção ao Pará; tento chegado á Villa de Caité, que achou em deplorável estado de abandono, passou dahi ao rio Guamá, pelo qual desceu até a cidade de Belêm. Foi a sua primeira viagem a capitania do Pará a que nesta occasião, e de qual regressou do Maranhão, tambem por terra, no anno seguinte.
Pelo conhecimento que então  teve da comunicação por via de terra da cidade de Belêm com a de S. Luíz, estabeleceu este governador, em 1728, estando no Pará, um correio que ia « todos os mezês pelo caminho de terra», fazendo a viagem em 15 dias, o que « nas canoas se não conseguia ainda com viagem fácil em menos tempo que tres mezes, mas tambem sem gasto da Fazenda real que o de uma libra de pólvora e duas de chumbo, com dous alqueiros de farinha que se dava ao soldado que servia de correio, acompanhando-se de huma aldeia até outra das que havia pelo caminho da terra, desde a Casa Forte do Guamá, com dous Indios a quem se não pagava cousa alguma pelo trabalho de hum ou dous dias que tinham de acompanhar o tal correio». (Carta régia, da Bibl. Nac. V. N.)
No apresto das canoas que antes desde correio faziam este serviço «gastava-se a importância de quinhentos a seis centos mil réis, quando se tinha de remetter qualquer aviso», conforme refere um documento da epocha. (Arch. do Inst. His e Geogr. Bras.)
1804 ­ Por decreto desta data foram nomeado 2° tenente de artilharía do Pará Manuel Joaquim dos Reis, 2° tenente de artilharía de Angóla (Gazeta Lisbôa).



(1) Baena (Comp. Das Eras) e Cesar Marques (Dicc. Geog. E Hist ) dão erradamente outras datas, incorrendo este ultimo em flagante outras datas, incorrendo este último  em flagante contradicção; as datas aqui dadas foram tiradas de uma carta régia existente na Bibl. Nac. do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário