4 DE MAIO DE 1688 ­ - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

04 maio 2016

4 DE MAIO DE 1688 ­

4 DE MAIO DE 1688 ­ Referindo-se á fabricação de chocolate, principiada no anno anterior por um francez, no Pará, dizia uma carta régia desta data «... e que o chocolate fabricado novamente pelo Francez se divulgue logo por commercio, para o quem quizer mandar e que não havendo pessoas que lá interessem nelle o mandeis na quantidade possível por conta de minha Fazenda, comprando-o para este effeito ao dito Francez oi ás pessoas que o fabricarem, com a advertência que hade ser egual ao da amostra que se vos envia». Com a amostra de  chocolate que foi mandada em 1687 ao Govêrno da metropole, segui tambem uma amostra de salsaparrilha, que acaba de ser descoberta no Pará.
­1741­ Provisão régia em despacho ao requerimento com quem , em 1739, a Camara do Pará pedia a prohibição do café extrangeiro do Reino:
«D. João etc. Faço saber a vós Officiares da Camara da Cidade de Belém do Grão Pará, que se vio a vossa carta de  18 de Outubro de 1739, em que me reprezentaveis fosse servido mandar prohibir o commercio do Café dos Reynos extratados, para que desse Estado fosse bem reputado, e melhorase este gênero da baixa em que se achava, o qual por não poder recuperar o trabalho que dava a cultival-o, se hião esses moradores deixando de se plantar, pelo infinito preço porque se paga nesta corte, a respeito do muito que vem de fora: Me pareceo dizer-vos por Resolução de 30 de Abril deste presente anno, tomada em Consulta ao meu Conselho Ultramarino, que augmentando-se a cultura do café, e remessa delle para o Reyno, em quantidade sufficiente, terei attenção ao vosso requerimento. ElRey Nosso Senhor o mandou etc. 4 de Mayo de 1741.»(1). (Cod. MXX-29-47, da Bibl. Nac. do rio de Janeiro e « Archivo do Consellho Ultrariano», Papeis vários, tomo 3° copia do Inst. Hist. e Geogr. Bras.)
­1800 ­ Por decreto desta data foi nomeado ouvidor do Pará José Mattos Pereira Godinho (Gazeta de Lisbôa).
­ Por decreto da mesma data foi nomeado Juiz de fóra do Pará josé Marques da Costa (Gazeta de Lisbôa).




(1) V. Sôbre o mesmo assumpto ­ 12 de Junho de 1743, 30 de Julho de 1731 e 11 de Dezembro dêste ultimo anno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário