9 DE MAIO DE 1737 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

09 maio 2016

9 DE MAIO DE 1737

9 DE MAIO DE 1737 ­ Por decreto desta data foi nomeado governador e capitão general do Estado do Maranhão Jãoa de Abreu Castello Branco, que era então governador da ilha da Madeira (Gazeta de Lisbôa). (V. 1 de Março de 1748).
­1753­ Carta régia ordenando a Francisco Xavier de Mendonça Furtado entregasse o govêrno do Estado ao bispo d. fr. Miguel de Bulhões, a fim de passar o Rio Negro, como primeiro comissário da Commissão de demarcação de limites:
“Francisco Medonça Furtado entregasse o govêrno do Estado do Pará e Maranhão, Amigo etc. Como vos tenho nomedo por primeiro Commissario para a regulação dos limites da Amererica Septentrional entre essa Coroa e a de CAstella, mando-vos a este fim passar ao Rio negro, onde hão de principiar as conferencias com o primeiro Commissario da Corte de Madrid, s se faz preciso que o governo desse Estado fique encarregado a pessoa de toda maior      confidencia: Sou servido ordenar-vos entregueis ao Bisbo delle, para que durante a vossa ausencia o seja as mesma foema, que vós o fazeis, com a mesma jurisdicção, que tendes; e de assim o cumprirdes me darei por muito bem servido. Escripta em Lisboa a 9 de Maio de 1753. Rey.” ( Cod. MXX-29-47, da Bibl N. do Rio de Janeiro, mod.).
­ Carta régia ao bispo do Pará, communincando a sua designção para substituir a sua designção a Franciso Xavier de
Mendonça Furtado no govêrno do Estado, durante a ausencia daquelle governador no Rio Negro, como commissario de limites entre os domínios de Portugual e Hispanha:

 “Reverando Bispo do Pará Amigo etc. Por se conveniente ao meu Real Serviço, que o Governadore desse Estado, a quem tenho nomeado por primeiro commissario para a regulação dos limites da America Septentrional entre esta Coroa e a de Castella, passasse ao Rio Negro, onde hão de principiar as conferencias como o primeiro Commissario da Corte de Madrid; Sou servido engarregar-vos do givêrno desse Estado, para o que lhe ordeno, que antes da partida vol-o entregue para que possaes exercitarna sua auzencia na mesma forma, e com a mesmo jurisdicção, que lhe ei conferido, por estar certo vos empregareis nelle de sorte que bem correspondaes ao conceito, que tenho formado das vossas virtudes,letras, e prudência. Escriota em Lisboa a 9 de maio de 1753. Rey.” (Cod. MXX-29-47, da Bibl. Nac. do Rio de Janeiro.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário