1 DE JULHO DE 1725 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

01 julho 2016

1 DE JULHO DE 1725

1 DE JULHO DE 1725 ­ Foi nomeado governadôr do reino de Angola, depois de já ter sido dos Estados do Maranhão e Minas Geraes, Antoni de Alburquerque Coelho de Carvalho.(2)
Antonio de Alburquerque Coelho de Carvalho, casado com D. Luiza de Mendonça, foi commendador de Santa Maria de Cea e de Villa Cova na Ordem de Chisto, e do Couto de Outil, Alcaide Mor Sines, Donatario das Capitanias de Santo Antonio de Alcantra e de Santa Cruz de Camutá, com eincoenta léguas de costa, cada huma, Estado do Maralhão, de que foi governador e Capitão General, e dpois das Minas Geraes, e iltimamente do Reyno de Angola, onde faleceo no anno de 1725, de quem nasceo único Francisco de Albuquerque que o Coelho de Carvalho, que foi seu sucessor, e casou com D. Theresa de Lencastre, como escrevemos á pag. 634 do Tomo X.» (D. Antonio Caetano de Sousa, «Historia Generica da Cada Real Portugueza», tomo XI, pags. 730).
­1791­  Em offico desta data, e em consequencia de se terem queixado os maoradores de Mazagão da má situação do logar e das doenças que ali padeciam, indicou o governadôr d. Francisco de Sousa Coutinho ao monistro Martinhjo de Mello e Castro o rio Araguari para a mudança da referiada Villa.
De acordo com a sua indicção foi aquelle governadôr auctorizado(1) « a transplantar as Povoações de Magazão e Villa Vistosa para logares que julgasse mais convenientes, conservando esses mesmos nomes, se assim julgasse útil, e tirando partido dessa gente para os logares que era necesario fundar em consequencia dos seus grandes e luminosos planos,» ­ mudança essa que nunca se realizou.
­ 1820 ­ Em virtude do alvará de successão de 12 de Dezembro de 1770, tomaram posse do governo inteirino da capitania os membros para elle designados: Arcediago Antonio Cunha, desembargador ouvidor geral Antonio Maria Carneiro de Sá, e coronel ajudante de ordens Joaquim Philppe dos Reis, por ser o mais aintigo na directa patente.
(De um offcio datado em 10 do mêz e anno e assignado por todos os membros desse governo, dirigido a Thomaz Antonio de Villa Nova Portugual; docs. Sobre o Pará da Bibl. Nac. do Rio de Janeiro, lata n. 3).





(1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário