21 DE JULHO DE 1766 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

21 julho 2016

21 DE JULHO DE 1766

21 DE JULHO DE 1766 ­ Em officio desta data, existente no Arch. Publ. Nac., dizia o governador e capitão general do Pará Fernando da Costa de Atíde Teive a Francisco Xavier de Mendonça Furtado: «Tenho já participado no Rio Ará-pecú, della se tira a pedra para Macapá, e por mayor que fosse a obra não faltaria aquelle material, sendo prezentemente conduzido em doze grandes canoas».
Isto prova que a pedra para a construção da fortaleza de Macapá foi extrahida da pedreira do referido rio Ará-pecú, que lhe fica proximo;por esta razão é que se deu vulgarmente a esse rio o nome de rio Pedreira, por que é tambem conhecido.
Alguns escriptores e auctores de mapas e cartas do Brasil chamaram a este rio, por corruptela, rio do Pereira.
Quando às madeiras para a sobredicta fortaleza, diz o dr. Alexandre Rodrigues Ferreira que foram tiradas das margens do rio Anajás, onde para isso se montaram tres fabricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário