23 DE JULHO DE 1676 ­ - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

23 julho 2016

23 DE JULHO DE 1676 ­

23 DE JULHO DE 1676 ­ Foi contractado pelo Governo, em Lisbôa, com Manuel Rodrigues, mestre e capitão da fragata «Jesus Maria José», o fretamento desse navio, para ir daquelle porto á ilha do Fayal, afim de transportar dalli o Pará 50 ou mais casaes que o dicto navio pudesse comportar. (Mss. da Bibl. Nac. do Rio de Janeiro.­ V. 10 de Fevereiro de 1675)
1687­ Embarcou para Lisbôa Gomes de Andrada, depois de haver entregue o governo, em 14 do mesmo mêz e anno, a seu sucessor, Arthur de Sá e Meneses.
1714­ Em carta desta data representaram os officiaes da Camara do Pará ao rei a grande necessidade que havia de que se mandasse bispo para aquelle Estado, afim de «evitar as desordens que nelle se experimentão com os governadores do Bispado, e com os vigários geraes, que eles nomeaõ».
Por ordem régia de 1 de Junho do anno seguinte, respondeu-lhes Sua Magestade nos seguintes termos:«Fica na minha real lembrança este para hir Prelado para essa Capitania, e para a de S. Luiz do Maranhão.» (Cod. MXX-29-47. Mod. da Bibl. Nac. do Rio de Janeiro.)
1832­ Na «Auróra Fluminense», n. 656, desta data foi publicado o seguinte.
Extracto de huma carta do Pará, em data de 5 de maio:
«...Agóra parte para o centro hum destacamento a fim de obstar a algumas desordens que, dizem, aparecem por alli, promovidas pelo cônego Baptista Campos cuja moral, e ambição he bem conhecida no Pará, e em todos os lugares em bição he bem conhecida no Pará, e em todos os lugares em que por ventura tenha estado. Já em 7 de Agosto elle hia cobrindo de luto esta capital com o império de cacete e do punhal, e tudo pela sede de governar; e o que mais admira he que os seus sectários tão depressa se esquecessem dos acontecimentos do Palhaço, e da sua conducta nessa Côrte, quando para ahi remettido como frenético Republicano, e depois se tornou tapete do I... e da sua favorita.
He hoje contudo canonisado Mártir da Patria !!!”
Esta carta foi escripta pelo então presidente da provincia José Joaquim Machado de Oliveira, que se tornou pouco depois amigo e protector do cônego, acabando este por ficar seu inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário