10 DE FEVEREIRO DE 1675­ - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

10 fevereiro 2016

10 DE FEVEREIRO DE 1675­

10 DE FEVEREIRO DE 1675­ Nesta data foi contractado pelo govêrno, em Lisbôa, com Manuel do Valle, mestre e capitão da fragata «Nossa senhora da Palma e São Raphael», para ir daquella cidade á ilha do Faial, afim de receber até cem casaes, que transportaria da dicta ilha ao Pará na referida embarcação.
Datam de 4 de Junho do mesmo anno as instrucções dadas para essa viagem. (V. 23 de Julho de 1676.)
­1784­ Com estra data existe sobre a fundação do covento do Carmo do Pará o seguinte documento:
«Fundação desde Covento de N. Sra. do Carmo do Gram Pará:
Quem seu Fundador: Prelados mayores que tem tido a Vigra. he hoje 10 de Fevereiro de 1784.
Fundado já o Convento da Cidade de S. Luiz do Maranhão, em 20 de Fevereiro de 1616, pelo seu memorável fundador fr. Cosme da Annunciação, Pregador, e filho da Vigaria do Brazil e colocados nelle alguns religosos, mandados da Bahia, se conservou alguns annos no Governo do mesmo Fundador, e sem outro titulo He contado o primeiro na serie dos Prelados mayores da Vigayraria do Maranhão.
Succedeo a este anno de 1624 como o Titulo de Commusario Provincial, e Patte . da Provincia de Portugual o Rdo. Padre fr. Franscisco Purificaçaõ, Pregador, Chronista daquella Provincia, e Companheiro da Recoleta de Collares do V. fr. Estevaõ da Purificação, de cuja virtude foi fiel emitador, vivendo sempre tão reformado, que lhe chamavaõ por antenomazia o Capuchinho; era venerado de todos por homem sancto, e com esta opniaõ morreu no Covento de Santo Antonio da cidade do Maranhão para onde o tinhaõ levado os Religiosos Capuchinhos, querendo no exercício da sua charidade dar hua publica Idea do particular affecto, que consagravaõ a o seu semelhante. Este, por antenomazia Capuchinho, foi fundador deste Convento Fo Gram Pará. Logo que nesta cidade correo noticia da sua chegada a o Maranhão naquelle anno de 1624, se lhe mandou offerecer a fundação deste Convento (não diz a Hystoria quem fez este offerecimento).
Fez aceitação da offerta, inda que demorou a sua vinda a fundar thé o anno de 1627, no qual, em 31 de Mayo, doou o Capitaõ Mór Bento Maciel Perante hua caza sua, sitta no fim da Rua Norte, para principio do novo Convento, que com effeito se effeictuou, e ficando por Vigario delle o Padre fr. André da Natividade, se retirou para o Convento do Maranhaõ o amável fundador deste fr. Francisco Coelho de Carvalho. Governou este Prelado esta Vigra . todo o tempo que teve de vida, que foi thé o mês de Abril de 1637; e He o 2° que se acha no cathologo dos V. V. Prov.es .
..............................................................................................................................

(Cod. CCCLXXXIV-18-36 da secção de mss, da Bibl. Nac do Rio de Janeiro. Este manuscripto, que pertence aos papeis do dr. Alexandre Rodrigues Ferreira, deve ter sido escripto por algum religioso do referido convento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário