6 DE FEVEREIRO DE 1696 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

06 fevereiro 2016

6 DE FEVEREIRO DE 1696

6 DE FEVEREIRO DE 1696­ Nesta data foi effectuada pelo barão da Ilha Grande de Joânes, Luiz Gonçalo Sousa de Macedo, a primeira doação de terras aos frades Mercenarios.
Esta doação, na qual estava comprehendida a ilha de Sancta Anna, na foz do rio Arari, constava de duas léguas de terras na margem esquerda desde rio, começando do igrapé Mortucú (Murútucú) para cima de tres léguas na margem opposta, começando da ilha fronteira a Francisco Rodrigues Pereira Caldeireiro, ­ terras estas que foram demarcadas em 1723.
A 12 de Março de 1726 teve logar a segunda doação do referido titular aos mesmos religiosos.
­1795­ Partiu do Pará para a Hispanha d. Francisco Requeña, primeiro commissario da comisssão hispanhola de demarcação dos limites do Rio Negro. Seguiu, com toda a sua família, a bordo da galera «Luz», em direcção a Lisbôa, donde se transportou logo depois para o seu paiz natal. (V. 11 de Janeiro de 1795).
­1818­ Foi por decreto desta data, agraciado com o habito da ordem de Christo p procuradôr bispo do Pará, padre Raimundo Antonio Martins.
Por decreto desta mesma data e patente de 15 de Junho dêsse anno, foi Manuel Marques promovido a marechal de campo.
O marechal Manuel Marques era casado com d. Magdalena Rosa Marques, natural de Portugual, que morava na freguezía da Sé, quando falleceu, aos 27 de Outubro de 1845, sendo sepultada na egreja do Carmo (1).
De seu matriminio teve Manuel Marques:
­ Francisco Marques d’Elvas Portugual, que trouxe consigo do Reino, e que se casou no Pará com d. Angela Joanna Pereira Martins, filha do brigadeiro João Antonio Rodriges Martins (Francisco Marques d’Elvas Portugual, que foi tenente coronel de milicias, e sua mulher ainda viviam em 1835) ­ e d. Maria Carolina Marques, natural da Cidade de Elvas, que casou no Pará, em 7 de Outubro de 1841, com Jacintho José Ferreira, negociante, natural da Villa de Aguas Bellas, provincia de Estremadura, comarca de Thomar.



(1)  (Liv. 7° dos obitidos da freguezia da Sé, 1841-1854. Camara ecclesiastica de Belém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário