6 DE NOVEMBRO DE 1721 - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

06 novembro 2016

6 DE NOVEMBRO DE 1721

6 DE NOVEMBRO DE 1721Na «Gazetade Lisbôa», n.45, desta data, lê-se o seguinte:
“ Chegaraõ cartas da Capitania do Pará com a noticia de haverem os Religiosos da Ordem de N. Senhora do Carmo edificado huma igreja nova, pouco distante da antiga, que tem na Cidade de Belem, Cabeça daquella Provincia, e haverem transladado para ella em 15 de Julho deste anno com huma solemmissina procissão o Santissimo Sacramento da Eucaristia, e a Imagem da Virgem Nossa Senhora, celebrando com três dias de festa solene a trasladação, a que assistirão todo o Clero, Religiosos, Nobreza, e Povo, estando em todo este tempo exposto o Santissimo com Jubileo; o que tudose fez tempo exposto o Santissimo com Jubileo; o que tudo se fez por ordem, e direcção do Rm°. P. M. Victoriano Pimentel, Vice-Provincial da mesma Ordem em todo o Estado do Maranhão, Comissario do Santo Officio, Deputado da Junta das Missoens, Provisor, e governador daquelle Bispado”.
Esta foi a primeira egreja edificada por aquelles religiosos.
1773 Em officios desta data e de 18 de Janeiro de 1774, referia o governador João Pereira Caldas a Martinho de Mello e Castro ter mandado abrir uma estrada desde Ourem em 1773, concluída neste mesmo anno.
Esta estrada chamado do Maranhão, foi aberta de Belêm á Villa de Oeiras em seis mêzes, na distancia de mais de 30 leguas, em linha recta, e de cêrca de 40 com voltas e rodeios.
Foi feita por arrematação, tendo 3 ½ braças de largura, com casas e curraes, e roçados de 50 braças em quadro, para pasto dos gados, sendo feitos esses curraes de 5 em 5 leguas, e de um outro roçado com sufficiencia pra descanso do meio dia.

Dizía também o mesmo governador (Offs. Citados; docs. do Arch. Publ. Nac.) ao referído ministro: Estou também entre mãos com a abertura do caminho de terra para o Maranhão que já vai bastante adiantado, e é obra utilíssima para a introdução dos gados SOS sertões do Piauhy e Maranhão, que tanto se precisão nesta cidade, pela sensibilíssima diminuição a que se tem redusido os de Marajó.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário